quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Futuro? E o presente como fica?

Estamos em uma época em que se ouve muito falar sobre meio ambiente, conservação, reciclagem, sustentabilidade então, é a menina dos olhos de muitas pessoas e políticos.
É ótimo notar que há uma maior preocupação com o meio ambiente, com o ‘futuro do planeta’, mas convenhamos, só falar não basta, é preciso ações e medidas funcionais.
Chegamos a um estágio em que se não tomarmos a frente da situação e fizermos o mínimo possível que está ao nosso alcance, nada vai mudar e vamos continuar sempre nas promessas dos 10 anos necessários para melhorar as condições atuais.
Nessas horas eu questiono as pessoas que convivem comigo e tem um maior entendimento das questões ambientais e a mim mesma, é preciso mesmo pensar somente a longo prazo?
Pensar que só daqui a muitos anos veremos resultados?
Vamos combinar que isso é um tanto desestimulante, a gente devia pensar no agora.
Que sem o agora não vai ter o amanhã – piegas eu sei, mas bem verdade – antes de pensar que só “no futuro”  pode-se ter um mundo menos poluído, com menos animais extintos, com menos rios contaminados e mais reservas de água potável  é preciso se conscientizar que nossas ações precisam começar hoje.
Que hoje eu preciso separar o lixo, hoje eu posso ir de carona pro trabalho, hoje eu posso ensinar os meus filhos fechar a torneira na hora de escovar os dentes, hoje eu posso pensar no meio ambiente sem pensar no que vem depois ou quando vão surgir os resultados, que é preciso ter um começo para se chegar a um final.
Esse post não tem um tema muito restrito, quero apenas utilizá-lo para dar o ponta pé inicial e deixar um gostinho de quero mais, porque eu voltarei aqui algumas vezes pra gente trocar algumas idéias sobre meio ambiente e ciência.
Mas antes vamos combinar que faremos o que está ao nosso alcance?
Que por mínimas que possam parecer nossas atitudes vamos realizá-las?
Que não vamos desistir desse planeta que nos acolheu e que mesmo não sendo tratado com o devido respeito ainda aceita nossa sobrevivência nele?
Afinal antes de consciência e amor ao meio ambiente é preciso que haja respeito à essa natureza, e sem isso não chegaremos a lugar nenhum e não vamos obter nenhum resultado concreto.
Por isso pense nisso, antes de jogar na rua um mísero papel de bala, pode parecer pouco, mas lá no final pode fazer toda a diferença!