quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

De novo ele!

Quero começar esse post de hoje com uma pergunta:
O quanto tem se falado sobre a Dengue ai na sua cidade?

Bom aqui na minha, todo dia, em todas as edições dos jornais regionais esse tema é abordado e sempre batem na mesma tecla: os índices alarmantes, os perigos, os cuidados que devemos ter, os sintomas, a falta de leitos nos hospitais, a ausência de profissionais qualificados pra diagnosticá-la...
Nessa hora muitos devem pensar: “Poxa mais de novo isso? É sempre a mesma história...”
Ok, é sempre a mesma história, os cuidados são sempre os mesmos (bem simples por sinal) então porque a situação não melhora? Porque não vemos notícias a cada ano de que os índices diminuíram?

Londrina tem hoje 1.160 suspeitas de dengue só nesse ano, ou seja só nesse primeiro mês do ano, destes 36 já são confirmados e em apenas um dos casos ela não foi contraída aqui na cidade.
Dados apenas da minha cidade, o que pra você meu querido leitor não deve importar muito, mas provavelmente na sua cidade os dados não devem ser dos melhores.

A dengue hoje é um problema de ordem nacional e para ajudar estamos em uma época do ano propícia para o aumento da proliferação do mosquito.
Tudo isso por que no verão o mosquito tem o clima perfeito para procriar.
A chuva que pode lhe proporcionar água parada e o calor que acelera o desenvolvimento do ovo ao mosquito adulto e também acelera o metabolismo do inseto que precisa cada vez de mais sangue, assim picando mais pessoas.

Agora eu te pergunto: Por que a situação não melhora?

A informação está ali a todo o momento martelando na nossa cabeça, os agentes passam nas nossas casas olhando o quintal... Mas peraí, precisa mesmo que uma pessoa vá a sua casa, vistorie o seu quintal e fale que ele está sujo?
Precisa que o seu filho ou vizinho ou alguém próximo contraia a doença pra você cair em si e começar a dar mais importância para esse mísero inseto de apenas uns 0,5 centímetros?

Eu espero que esse texto não seja apenas mais uma das milhares vezes que você vê o tema Dengue, que vai passar pela sua cabeça e não vai mudar nada, eu espero que após ler esse pequeno esboço, chamo assim porque infelizmente a Dengue é algo bem maior, que você se alerte, que de uma olhadinha maior no seu quintal, se não tem quintal que fique atento ao seu vasinho de flor, que chame a atenção do seus vizinhos, que alerte os seus amigos, filhos, enfim que espalhe por ai o quanto a Dengue pode ser perigosa.

São precisos apenas alguns minutos do seu dia pra dar uma olhada no quintal ou no vaso de flor, e esses poucos minutos podem lhe poupar de horas na fila do posto de saúde, dias internado no hospital ou de anos de ausência de alguém querido que morreu pela picada de um ‘mísero’ inseto.

                http://www.combateadengue.com.br/